• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • MPT realiza mediação após estivadores do porto paralisarem atividades por descumprimento de acordo

MPT realiza mediação após estivadores do porto paralisarem atividades por descumprimento de acordo

Trabalhadores avulsos denunciaram que operadora portuária Macelog não iria mais contratá-los para realizar operações; pelo acordo supostamente descumprido, exploração de mão de obra pela empresa seria preenchida com até 50% de trabalhadores portuários contratados no regime da CLT e o restante com trabalhadores avulsos da estiva requisitados do OGMO

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou uma audiência de mediação com estivadores do Porto de Maceió, na última segunda-feira, 4, após os trabalhadores avulsos paralisarem as atividades com a denúncia de que a operadora portuária Macelog teria descumprido um acordo firmado para o revezamento de exploração de mão de obra. Mesmo sendo notificada, a empresa não enviou representante para participar da mediação.

Pelo acordo supostamente descumprido, a exploração de mão de obra pela Macelog seria preenchida com até 50% de trabalhadores portuários contratados no regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e o restante com trabalhadores avulsos da estiva requisitados do Órgão Gestor de Mão de Obra, o OGMO. De acordo com representantes do Sindicato dos Estivadores, a empresa afirmou que passaria a utilizar 100% de trabalhadores contratados pela CLT, o que deve prejudicar cerca de 200 trabalhadores avulsos.

Durante a audiência, o procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, manteve contato telefônico com o proprietário da empresa Macelog, que reconheceu a veracidade dos fatos informados na denúncia, mas esclareceu que a alteração realizada pela empresa está de acordo com a legislação. O representante se comprometeu no mesmo dia da audiência a receber o sindicato em sua sede, com o objetivo de discutir as questões que originaram o pedido de mediação.

Procurador-chefe Rafael Gazzaneo recebeu trabalhadores avulsos do porto para audiência de mediação (Rafael Maia/Ascom MPT)
Procurador-chefe Rafael Gazzaneo recebeu trabalhadores avulsos do porto para audiência de mediação (Rafael Maia/Ascom MPT)

Diante da situação desfavorável aos trabalhadores avulsos da estiva, Rafael Gazzaneo recomendou que o sindicato busque imediatamente um diálogo com a operadora portuária. “É importante que as partes dialoguem e cheguem a um acordo, a fim de que a operação portuária não sofra paralisações. O acordo supostamente descumprido pelo operador portuário não foi reduzido a termo, porém estava sendo respeitado pelas partes há alguns anos, não sendo razoável que o operador portuário rompa esse acordo não formalizado repentinamente”, afirmou o procurador-chefe do MPT.

O procurador determinou que o sindicato anexe aos autos, no prazo de cinco dias, o resultado da reunião que foi acertada pelo MPT através de contato telefônico entre o sindicato e a operadora portuária.

Imprimir