• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Em ato virtual, procurador Regional do Trabalho Cássio Araújo recebe homenagem de centrais sindicais e sindicatos de Alagoas

Em ato virtual, procurador Regional do Trabalho Cássio Araújo recebe homenagem de centrais sindicais e sindicatos de Alagoas

Lideranças classistas destacaram atuação de membro do MPT na promoção da liberdade sindical e na erradicação do trabalho escravo; troféu foi entregue em reconhecimento aos serviços prestados no estado

Maceió/AL - O procurador do Trabalho Cássio de Araújo Silva foi promovido a procurador Regional do Trabalho e passou a atuar pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em outra unidade federativa desde novembro. O que tinha tudo para ser uma comemoração restrita de avanço na carreira transformou-se numa celebração coletiva marcada pelo reconhecimento dos serviços prestados à população do Estado de Alagoas nos últimos 24 anos. Essa foi a tônica do ato virtual que centrais sindicais e sindicatos promoveram nesta terça-feira (15) em homenagem ao membro do MPT.

Com o troféu de homenagem já em mãos, Cássio Araújo fez questão de ressaltar a importância da organização dos trabalhadores para a conquista de direitos que hoje norteiam a missão institucional do MPT e agradeceu a manifestação das entidades presentes: “Foi o movimento sindical que conseguiu, de modo direto ou indireto, através das suas lutas, manifestações e insatisfações, abrir espaço para uma convivência civilizatória. Sem isso, nós trabalharíamos 14, 15, 16 horas por dia sem direito a pausas semanais e férias, ganhando apenas o suficiente para a ração mínima. Gostaria bastante de agradecer essa homenagem, estou emocionado. Vou deixar em um lugar especial essa placa que recebi, é algo de muito significado para mim. Obrigado a todos!”.

Coube ao procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, representar a instituição e falar em nome dos seus membros, servidores e estagiários. “Presenciamos um reconhecimento público do trabalho do colega Cássio Araújo, que permitiu reunir lideranças sindicais, incentivá-las, colaborar na formação delas e sempre estar disponível para recebê-las e mediar nas mais importantes questões. Embora seja o Cássio o grande homenageado, considero que toda a instituição do Ministério Público do Trabalho recebe, por extensão, a homenagem. Trata-se de um incentivo aos que trabalham aqui, no sentido de que se espelhem na atuação do procurador Cássio no tocante ao trabalho que ele desenvolveu com dedicação junto ao movimento sindical”, disse o gestor.

Estiveram presentes no ato virtual entidades nacionais e regionais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central Sindical e Popular Conlutas (CSP Conlutas), a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais (Fetar) e a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Nordeste (Fetessne).

Também participaram entidades locais como o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus/AL), Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem No Estado de Alagoas (Sateal), Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais, Órgãos Classistas e Federações do Estado de Alagoas (Sintesfal), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Sindicato dos Trabalhadores Assalariados do Município de Capela.

Além deles, compareceram ao ato pesquisadores do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho e do Núcleo Alagoano pela Auditoria Cidadã da Dívida.

Reconhecimento dos trabalhadores

Para a presidente da CUT em Alagoas, Rilda Alves, é uma honra a Central estar fazendo parte da homenagem pelo trabalho e dedicação de Cássio Araújo, que tem se colocado junto ao Ministério Público do Trabalho nessa pauta de diálogo com as entidades sindicais. “Temos construído no Estado de Alagoas uma relação diferenciada, de um diálogo fraterno, em que as entidades sindicais têm um espaço de reunir, de debater, de apresentar propostas e os encaminhamentos em defesa da classe trabalhadora junto ao MPT. E o doutor Cássio Araújo tem feito um papel fundamental na construção desse diálogo, que agradecemos. Por isso, nesse momento especial, precisamos que o MPT continue esse respeito e esse diálogo que construímos durante esses anos”, disse.

O coordenador estadual da CSP-Conlutas em Alagoas, Paulo Falcão, ressaltou que Cássio Araújo desempenhou um papel importante, possibilitando o diálogo com as entidades sindicais e o MPT, de modo a colaborar com a realização da campanha sindicalização para enfrentar a reforma trabalhista e manter os direitos da classe trabalhadora. “A homenagem é o momento de reconhecer o trabalho por ele desenvolvido via instituição da Procuradoria do Trabalho, não somente na questão dos termos de ajustes e condutas, mas aprofundando temas, como sindicalização. Sua atuação deu maior visibilidade as demandas da classe trabalhadora. Esse legado esperamos que continue”, revela.

Já o presidente da CTB em Alagoas, Sinval Costa, afirmou que a entidade e as centrais sindicais estão homenageando o procurador Regional do Trabalho por reconhecer seus serviços prestados, representando o MPT e a sua Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical, junto ao movimento classista alagoano. “Desejamos desde já sucesso e vitórias nessa nova caminhada”.

O procurador

Procurador do Trabalho há 24 anos, Cássio de Araújo Silva tornou-se membro do Ministério Público do Trabalho após ser aprovado no 5º Concurso da instituição, realizado em 1996. O profissional do Direito trouxe com ele a experiência de nove anos na advocacia e no serviço público. Como advogado, Cássio Araújo atuou na área cível e trabalhista, tendo por clientes principalmente trabalhadores. Como servidor público, prestou serviços à coletividade pela operadora estatal de telefonia Telecomunicações de Alagoas, a extinta Telasa.

Sua principal marca como procurador do Trabalho foi firmada junto à Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do MPT, pela qual buscou contribuir com a equiparação de forças entre as partes econômica e laboral nas relações trabalhistas. Nos últimos anos, colaborou em atividades de formação sindical, a exemplo de seminários sobre Reforma Trabalhista, Reforma Previdenciária e Condutas Antissindicais e, mais recentemente, com o curso “Direito Coletivo do Trabalho Aplicado à Reforma Trabalhista”, disponível em plataforma digital. Nessa mesma linha, na condição de vice-gerente do projeto nacional de combate aos atos antissindicais, o homenageado do dia lançou em novembro a publicação “Atos Antissindicais – Manual de Atuação”, em coautoria com outros procuradores do Trabalho.

Pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas, Cássio Araújo também se destacou na Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, a Conaete, com participações em operações de combate às condições degradantes de trabalho na área rural em estados das regiões norte e nordeste. Uma dessas atuações pela Conaete foi retratada no filme “Tabuleiro de Cana, Xadrez de Cativeiro”, do cineasta alagoano Thalles Gomes, que trata da precarização do trabalho no corte de cana-de-açúcar para a indústria sucroalcooleira.

Imprimir