• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL

Trabalho degradante leva alagoanos a fugir de alojamento no Espírito Santo

MPT investigará suposto caso de trabalho análogo a de escravo que envolveu 18 lavradores de Piranhas

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas investigará o caso de dezoito trabalhadores alagoanos que foram supostamente vítimas de trabalho análogo ao de escravo no município de Boa Esperança, no estado do Espírito Santo. Eles fugiram de uma fazenda onde trabalharam na colheita de café, após serem recrutadas em Piranhas, cidade natal dos lavradores. 

Imprimir

MPT recebe representantes de prestadoras de serviço de petroquímica

Com paralisação das atividades da Braskem, milhares de postos de trabalhos estão ameaçados

Maceió/AL - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas recebeu, nesta terça-feira (17), representantes de 35 empresas prestadoras de serviços da petroquímica Braskem. Eles externaram ao MPT preocupação com o fechamento da unidade em Alagoas, que acarretaria no encerramento dos contratos com as terceirizadas e, consequentemente, em demissões de funcionários. 

Imprimir

MPT aguarda julgamento de liminar que pede reintegração de jornalistas da TV Gazeta

Segundo direção da 2ª VT de Maceió, julgamento deve ocorrer até esta terça-feira, 16; expectativa do MPT é que decisão seja favorável aos profissionais

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) aguarda que a 2ª Vara do Trabalho de Maceió julgue, ainda nesta semana, o pedido – em caráter de urgência - que pede a reintegração imediata de 15 jornalistas demitidos da TV Gazeta e TV Mar. No último dia 9, o MPT ajuizou ação civil pública contra as empresas da Organização Arnon de Mello, por realizarem dispensas discriminatórias de profissionais que participaram de greve contra a redução do piso salarial.

Imprimir

TRT e MPT discutem soluções diante de possíveis demissões na Braskem

Encontro foi solicitado pelos trabalhadores da empresa, diante da preocupação com o encerramento de contratos; informações apuradas na reunião serão inseridas em levantamento do MPT sobre circunstâncias que envolvem o meio ambiente de trabalho da empresa

Maceió/AL – OTribunal Regional do Trabalho (TRT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e empregados da Braskem discutiram, em reunião na última quarta-feira, 10, no TRT, a busca por soluções diante da possibilidade de finalização das atividades da petroquímica em Alagoas. O encontro foi solicitado pelos trabalhadores da empresa, diante da preocupação com o encerramento de contratos e possíveis demissões.

Imprimir

MPT ajuíza ação contra TV Gazeta e TV Mar por demissão de jornalistas após greve

Órgão trabalhista pede reintegração imediata dos profissionais e condenação das empresas em R$ 700 mil; veículos da Organização Arnon de Mello realizaram dispensas antissindicais e discriminatórias em retaliação à participação dos profissionais no movimento grevista, afirma MPT

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas ajuizou ação civil pública contra a TV Gazeta e a TV Mar, nesta terça-feira, 9, por cometerem conduta antissindical na demissão de 15 jornalistas após uma greve geral contra a redução do piso salarial da categoria. Em caráter de urgência, o MPT pede à justiça que as empresas - integrantes da Organização Arnon de Mello (OAM) – reintegrem todos os empregados dispensados, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por infração.

Imprimir