• Informe-se
  • Notícias
  • MPT, TRT e SRTb traçam ação conjunta para discutir transtornos mentais na área da Saúde

MPT, TRT e SRTb traçam ação conjunta para discutir transtornos mentais na área da Saúde

Instituições convocarão sindicatos para discutir assunto, em audiência marcada para 9 de maio; em 5 anos, Alagoas registrou 705 afastamentos por doenças mentais e comportamentais

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT/AL), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRTb) convocarão todos os sindicatos de trabalhadores e empregadores da Saúde em Alagoas, no dia 9 de maio, para discutir medidas de combate a um problema silencioso, mas perigoso: os transtornos mentais relacionados ao trabalho. Apenas em 2017, o Brasil registrou mais de 9 mil afastamentos previdenciários por doenças mentais e comportamentais, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

O objetivo da medida, segundo o procurador do MPT Rodrigo Alencar, é identificar as causas de adoecimento nos profissionais do setor, os tipos de doenças mais comuns que vem vitimando os trabalhadores e se as empresas estão realizando ações para coibir esse tipo de dano no ambiente laboral. Segundo Alencar, vários fatores podem desencadear um problema psíquico decorrente da atividade laboral, e devem ser vistos como alerta para a busca de um ambiente de trabalho saudável.

“Jornadas exaustivas, pressões pelo cumprimento de metas e um ambiente laboral com condições inadequadas são fatores que podem levar o trabalhador à ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outras doenças. A partir dessa preocupação, queremos ouvir as categorias envolvidas para saber a origem dos problemas e buscar as ações necessárias para combatê-los”, explicou Rodrigo Alencar.

A audiência para discutir o assunto está marcada para acontecer às 9h do dia 9 de maio, na sede do Ministério Público do Trabalho, próximo ao Maceió Shopping.

Caso de suicídio

Em março deste ano, um técnico de enfermagem tirou a própria vida em um hospital de Coruripe e, segundo informações publicadas pela imprensa, teria deixado uma carta com os motivos do suicídio. O MPT instaurou procedimento para apurar o que teria motivado o suicídio do profissional.

Afastamentos

Em cinco anos - de 2012 a 2017 -, Alagoas registrou 705 afastamentos do trabalho por doenças mentais e comportamentais. Em todo o país, segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, cerca de 13 mil trabalhadores vítimas de transtornos mentais e comportamentais foram aposentados por invalidez; cerca de 169 mil auxílios-doença foram concedidos no mesmo ano.

Auditor Fiscal Elton Machado, juíza do Trabalho Bianca Calaça e procurador do MPT Rodrigo Alencar se reuniram para discutir ação conjunta (Ascom MPT/AL)
Auditor Fiscal Elton Machado, juíza do Trabalho Bianca Calaça e procurador do MPT Rodrigo Alencar se reuniram para discutir ação conjunta (Ascom MPT/AL)

 

Imprimir