MPT recebe denúncia de irregularidades trabalhistas na Secretaria Estadual de Saúde

Escrito por Rafael Maia em .

Sindicatos denunciaram casos de assédio moral e falta de condições de trabalho; MPT deve solicitar explicações à Sesau

Maceió/AL – O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, Rodrigo Alencar, recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev/AL) e do Sindicato dos Condutores de Ambulância (Sindconam/AL), na última terça-feira, 21, que denunciaram irregularidades trabalhistas na Secretaria Estadual de Saúde. O MPT aguarda receber oficialmente as informações para solicitar explicações à Sesau.

Dentre as irregularidades, os sindicatos denunciaram casos de assédio moral no Hospital Geral do Estado (HGE), falta de condições de trabalho e ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a realização das atividades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também foram relatadas condições precárias de ambulâncias utilizadas no interior do estado e precarização do setor devido à falta de concurso público.

Sindicatos relataram casos de assédio moral e ausência de EPIs ao procurador Rodrigo Alencar (Rafael Maia/MPT)
Sindicatos relataram casos de assédio moral e ausência de EPIs ao procurador Rodrigo Alencar (Rafael Maia/MPT)

As informações recebidas serão anexadas no procedimento promocional instaurado pelo MPT e Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/AL) para adotar estratégias de prevenção e combate a transtornos mentais na área da Saúde. As discussões contam com a participação de sindicatos ligados à temática e do Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Imprimir