CPRM apresenta ao MPT esclarecimentos sobre mapa integrado de feições

Escrito por Rafael Maia em .

Dados técnicos do mapa mostram quatro processos geológicos diferentes nos bairros e servirão de base para medidas de prioridade e monitoramento; objetivo do MPT foi identificar a delimitação geográfica e social das consequências da mineração nas regiões

Maceió/AL - A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) apresentou ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em audiência na última quarta-feira, 5, informações sobre o mapa de feições das regiões do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, disponibilizado pela companhia após o laudo que apontou as causas das rachaduras na região. As informações solicitadas pelo MPT integram um inquérito civil instaurado para buscar ações que minimizem os impactos socioeconômicos nas áreas afetadas e futura responsabilização com relação a trabalhadores e meio ambiente do trabalho.

O objetivo da apresentação das informações, pontuou a procuradora do MPT Rosemeire lobo, foi obter uma melhor compreensão do mapa integrado de processos, tendo em vista a necessidade da delimitação geográfica e social das consequências geradas pela atividade de mineração na região. "Estabelecidas as causas e evidenciadas as consequências, é preciso agora buscar soluções para os danos causados aos moradores e trabalhadores da região”, disse Rosemeire Lobo.

Técnicos da CPRM apresentaram à procuradora Rosemeire Lobo diferentes processos nas áreas dp Pinheiro, Mutange e Bebedouro (Rafael Maia/Ascom MPT)
Técnicos da CPRM apresentaram à procuradora Rosemeire Lobo diferentes processos nas áreas dp Pinheiro, Mutange e Bebedouro (Rafael Maia/Ascom MPT)

A partir das indicações no mapa, os técnicos da CPRM indicaram a existência de quatro processos geológicos diferentes nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro - aceleração de movimentação do terreno, de deformação do terreno, de risco e de subsidência. Os dados do mapa estão sendo analisados pelas Defesas Civis municipal, estadual e nacional, para fins de atuação de medidas contra o problema.

Segundo a equipe da CPRM, os trabalhos de engenharia, de responsabilidade das Defesas Civis, irão delimitar as medidas de prioridade e monitoramento das áreas. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais também informou que aguarda, da Petroquímica Braskem, o estudo de sonares ainda não realizados - 25 atuais e cerca de 100 anteriores - para refinamento e atualização das características dos eventos geológicos.

Imprimir