• Informe-se
  • Notícias
  • MPT recebe representantes de prestadoras de serviço de petroquímica

MPT recebe representantes de prestadoras de serviço de petroquímica

Com paralisação das atividades da Braskem, milhares de postos de trabalhos estão ameaçados

Maceió/AL - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas recebeu, nesta terça-feira (17), representantes de 35 empresas prestadoras de serviços da petroquímica Braskem. Eles externaram ao MPT preocupação com o fechamento da unidade em Alagoas, que acarretaria no encerramento dos contratos com as terceirizadas e, consequentemente, em demissões de funcionários. 

Os representantes das empresas relataram à procuradora do Trabalho Rosemeire Lôbo que as prestadoras de serviço dispõem um total de seis mil postos de trabalhos diretos e indiretos, nas áreas de manutenção, segurança, alimentação, transporte, táxi e logística. Os empregos fazem parte de uma cadeia produtiva entre os empreendimentos.

“Da parte do MPT, vamos entrar em contato com outras instituições para, em ações articuladas, buscar solução para o problema apresentado. A realidade desses milhares de trabalhadores também nos interessa dentro da atuação que estamos tendo frente às ameaças sociais dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro”, disse a procuradora do Trabalho.

Segundo os empresários, a Braskem teria informado sobre a dificuldade de manter os contratos firmados, que possuem validade de cerca de três anos. Conforme o relato deles, a petroquímica estaria inadimplente com algumas faturas de prestação de serviços terceirizados.

Além do MPT, os representantes das empresas procuraram o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública Estadual e o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

 

Imprimir