• Informe-se
  • Notícias
  • MPT apresenta atuação do Caso Pinheiro no 23º Congresso Nacional do Ministério Público

MPT apresenta atuação do Caso Pinheiro no 23º Congresso Nacional do Ministério Público

Realizado em Goiânia, evento reuniu promotores e procuradores para a discussão de questões jurídicas, econômicas e sociais afetas à atuação do Ministério Público e de interesse da sociedade brasileira

Maceió/AL – A atuação preventiva do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas para minimizar prejuízos a trabalhadores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió, diante da situação de calamidade pública nos bairros, foi um dos trabalhos setoriais do país aprovados e apresentados no dia 6 deste mês, em Goiânia, durante o 23º Congresso Nacional do Ministério Público (Conamp). O evento reúne, bienalmente, promotores e procuradores para a discussão de questões jurídicas, econômicas e sociais afetas à atuação do Ministério Público e de interesse da sociedade brasileira.

Na exposição durante o 23º Conamp, a procuradora do MPT Rosemeire Lobo salientou que o agravamento da situação dos bairros, tendo em vista a movimentação dos terrenos e as constantes rachaduras em imóveis e vias, necessitou dos órgãos públicos a adoção de medidas para prevenir uma possível tragédia socioambiental. A procuradora Rosemeire Lobo, a assessora jurídica do MPT Marília Barros e a estagiária do MPT Natálie Caroline foram responsáveis pelo artigo.

Procuradora Rosemeire Lobo (esq.) demonstrou que trabalhos extrajudiciais resultaram em liberação de FGTS, benefícios fiscais, mapeamento de escolas e outras ações (Fotos: Cortesia)
Procuradora Rosemeire Lobo (esq.) demonstrou que trabalhos extrajudiciais resultaram em liberação de FGTS, benefícios fiscais, mapeamento de escolas e outras ações (Fotos: Cortesia)

Na ocasião, Rosemeire Lobo falou de toda a atuação do MPT em Alagoas diante do caso, a exemplo da abertura de procedimento promocional para acompanhar a atuação do poder público, da instauração de inquérito civil e da criação de um observatório estadual com organizações da sociedade civil, município e Estado na busca por benefícios.

“O trabalho foi apresentado como caso setorizado, mas foi exigida uma tese para ser submetida à aprovação dos presentes e depois submetida ao Plenário, no final do congresso. Na tese, aprovada por unanimidade, demonstrei que os trabalhos extrajudiciais de reuniões, audiências, exigência do decreto de calamidade e outras medidas resultaram em liberação de FGTS, benefícios fiscais, mapeamento de escolas e outras ações”, explicou.

Procuradora apresentou trabalho em Goiânia em evento voltado para a discussão de questões de interesse da sociedade de todo o país
Procuradora apresentou trabalho em Goiânia em evento voltado para a discussão de questões de interesse da sociedade de todo o país

Ao elaborar o trabalho, as autoras ressaltaram que nos casos de graves lesões ao meio ambiente laboral, como no Caso Pinheiro, é preciso considerar que o conceito de meio ambiente ultrapassa o ambiente dos estabelecimentos industriais. Em uma visão moderna e aplicada a grandes catástrofes ambientais, o trabalho setorial mostrou que é necessário estender a proteção à saúde da população e dos trabalhadores externos, mesmo que não possuam vínculo com o estabelecimento poluidor.

Um dos assuntos também apresentados foi a ação civil pública contra a mineradora Braskem, ajuizada com o fim da atuação extrajudicial -, pela poluição social e econômica causada à vida de seus empregados, de terceirizados, de trabalhadores das comunidades e das suas famílias. O valor total da causa, que inclui indenizações a trabalhadores, obrigações de fazer e indenização por dano moral coletivo, é de R$ 3,6 bilhões.

O 23º Congresso Nacional do Ministério Público contou com a participação, dentre outras autoridades, do procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, e da procuradora e diretora de comunicação da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Milena Costa.

Imprimir