• Informe-se
  • Notícias
  • MPT destina recurso de acordo judicial para escolas vencedoras do Prêmio MPT na Escola

MPT destina recurso de acordo judicial para escolas vencedoras do Prêmio MPT na Escola

Escolas de Maceió e de União dos Palmares serão beneficiadas com a compra de equipamentos necessários para o desenvolvimento educacional dos alunos

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas realizou a destinação total de R$ 50 mil a nove escolas públicas de Maceió e do interior do Estado, para a compra de equipamentos necessários ao desenvolvimento educacional dos alunos. As escolas beneficiadas foram vencedoras das etapas regional do Prêmio MPT na Escola – edição de 2019 –, promovido para fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e fomento à aprendizagem profissional.

Receberão a destinação do recurso as escolas municipais Joaquim Gomes, Laura Pereira da Silva, João Costa de Oliveira, Padre Donald Robert Macgillivray, Salomé da Rocha Barros e Maria Mariá de Castro Sarmento – em União dos Palmares; e as escolas municipais Pedro Suruagy, Audival Amélio e João Feitosa – localizadas em Maceió. A procuradora Virgínia Ferreira solicitou dos representantes das escolas os dados bancários e a cotação de preços dos equipamentos a serem adquiridos, bem como as notas fiscais comprobatórias dos itens adquiridos – documentos necessários para apresentar ao judiciário a adequada destinação do recurso.

A destinação para as escolas, destacou Virgínia Ferreira, traz melhoria para o desenvolvimento das mais diversas atividades escolares, além de incentivar a participação dos alunos e professores no Projeto MPT na Escola, que já conta com resultados bem positivos, tendo levado Alagoas a ser destaque na premiação nacional.

Na edição 2019 do Prêmio MPT na Escola, a Escola Laura Pereira da Silva, em União dos Palmares, conquistou o 1º lugar nacional na categoria Conto, enquanto a Escola Padre Donald R. Macgillivray, também em União, foi 1ª colocada na categoria Desenho – ambas do Grupo 2, que compreende alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No mesmo grupo, a nível nacional, o município foi 5º colocado na categoria Música, com a Escola João Costa de Oliveira; 6º colocado na categoria Curta-metragem, com a Escola Joaquim Gomes de Araújo; e venceu em 6º lugar na categoria Poesia, representado pela Escola Maria Mariá de Castro Sarmento.

A Escola Padre Donald R. Macgillivray ainda levou a 3ª colocação na categoria Curta-metragem e a Escola Salomé da Rocha Barros foi 7ª colocada na categoria Desenho, ambas do Grupo 1 – formado por alunos do 4º e 5º anos.

Já o Município de Maceió venceu a premiação nacional em três categorias, com trabalhos produzidos por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O município conquistou o 2º lugar na categoria Música, com a Escola Pedro Suruagy; venceu em 5º lugar na categoria Poesia, representado pela Escola Audival Amélio da Silva; e foi 6º colocado na categoria Conto, com a Escola João Feitosa.

Origem do recurso

O recurso destinado para as escolas é resultado de acordo judicial firmado com empresas de telecomunicação, após o MPT ter ajuizado ação civil pública para garantir um meio ambiente laboral saudável aos trabalhadores dos empreendimentos.

Imprimir