• Informe-se
  • Notícias
  • Procurador-chefe do MPT e presidente do TRT/AL prestigiam exposição “Trabalhadores”

Procurador-chefe do MPT e presidente do TRT/AL prestigiam exposição “Trabalhadores”

Rafael Gazzaneo e Pedro Inácio da Silva defenderam ambiente de trabalho seguro, diante do alto número de acidentes no país; mostra estará exposta no Maceió Shopping até 2 de maio

Maceió/AL – O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, Rafael Gazzaneo, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL), Pedro Inácio da Silva, visitaram na manhã desta segunda-feira, 24, no Maceió Shopping, a exposição fotográfica “Trabalhadores”. O objetivo da mostra é chamar a atenção da sociedade sobre a importância de um meio ambiente de trabalho seguro, no mês de ações voltadas para medidas que garantam a saúde e segurança no ambiente laboral.

Realizada pelo MPT, em parceria com o TRT, a exposição “Trabalhadores” apresenta atividades com grande incidência de irregularidades no meio ambiente de trabalho, a exemplo da colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo MPT.

O procurador Rafael Gazzaneo ressaltou que a exposição é um meio de conscientizar a população sobre a importância da necessidade da saúde e segurança no ambiente de trabalho, quando o Brasil ainda tem um número expressivo de acidentes envolvendo trabalhadores. “A saúde e segurança no trabalho deve ser uma preocupação permanente e constante da população e dos órgãos envolvidos com o tema, principalmente quando há uma discussão no país sobre a ampliação da terceirização. A situação preocupa, na medida em que esse setor específico tem um número de acidentes de trabalho maior que a média em outros setores, e é preciso que os órgãos envolvidos, inclusive o MPT, permaneçam atentos a este assunto”, disse Gazzaneo.

Já o desembargador Pedro Inácio, presidente do TRT/AL, destacou a importância da parceria com o MPT e afirmou que as empresas devem lembrar, com urgência, que o local de trabalho deve ser um ambiente seguro. “O empregador deve buscar um ambiente que traga qualidade de vida aos trabalhadores, porque o contrário disso é um número inaceitável de acidentes de trabalho no Brasil, com resultados danosos para a economia, mas, principalmente, para os trabalhadores, que se veem com a capacidade de trabalho reduzida, e muitos deles falecendo precocemente. Então, segurança do trabalho é uma maneira permanente de atuação da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, e a parceria entre as duas instituições deve aumentar para ampliarmos essas ações”.

Em visita à exposição, desembargador Pedro Inácio e procurador Rafael Gazzaneo defenderam ambiente de trabalho seguro, diante do alto número de acidentes no país (Rafael Maia/MPT-AL)
Em visita à exposição, desembargador Pedro Inácio e procurador Rafael Gazzaneo defenderam ambiente de trabalho seguro, diante do alto número de acidentes no país (Rafael Maia/MPT-AL)

Exposição
As fotografias estarão expostas em frente ao Cinema Kinoplex, no Maceió Shopping (bairro de Mangabeiras), até o dia 02 de maio. A exposição é realizada, simultaneamente, durante todo o mês de abril, nas 24 Procuradorias-Regionais do Trabalho e na Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília.

Números
O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a quinze dias.

Imprimir