Procuradora do MPT em Alagoas palestrará em congresso internacional de Direito

Escrito por Ascom em .

Rosemeire Lôbo abordará papel do Ministério Público do Trabalho como propiciador da ordem jurídica trabalhista constitucional

Maceió/AL - Convidada pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit) para palestrar no 7º Congresso Internacional de Direito, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas Rosemeire Lôbo falará sobre o tema “Ética nas Relações Trabalhistas: o papel do MPT como propiciador da ordem jurídica trabalhista constitucional”. A palestra será realizada nesta sexta-feira, 14, a partir das 10h, no auditório I do campus Maria Amália Uchoa, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió. 

“Na exposição, vou apresentar aos participantes do seminário o crescente reconhecimento e, consequentemente, a crescente procura da população pelo Ministério Público do Trabalho, conforme pesquisa recente da CONAMP [Associação Nacional dos Membros do Ministério Público], ressaltando sua importância. Em que pese essa época de transição no mundo do trabalho, em especial no Brasil, é papel da instituição garantir a ética nas relações trabalhistas”, disse Rosemeire Lôbo.

A procuradora do Trabalho possui graduação em Serviço Social e Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de especialização em Direito Constitucional pela mesma instituição. A procuradora do Trabalho também é mestre em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento na Universidade Pablo de Olavide, de Sevilla. Antes de assumir o cargo de procuradora do Trabalho da 19ª Região, a palestrante também foi fiscal de Tributos no Estado de Alagoas por 22 anos e professora de Sociologia Jurídica da Ufal.

Além do membro do MPT, o evento terá a presença de profissionais de destaque das áreas jurídicas, bem como palestrantes de renome nacional e internacional, que abordarão temas de relevância para o Direito. Entre eles, encontram-se a professora Alessandra Silveira, titular da Cátedra Jean Monnet em Direito da União Europeia, e o professor Carlos Aguilar Blanc, docente de Filosofia de Direito e pesquisador na Universidade Pablo de Olavide, de Sevilla.

Seminário e colóquio

O Congresso Internacional tem por objetivo fomentar, junto à comunidade acadêmica, o debate jurídico sobre os 30 anos da Constituição, buscando discutir avanços e retrocessos da Carta Magna de 1988. O Curso de Graduação em Direito da Unit é responsável pela organização do evento, que ocorrerá no período de 12 a 14 de setembro, nos turnos da manhã e noite.

Pela tarde, o centro universitário promove, conjuntamente ao seminário, o II Colóquio de Direito e Interdisciplinaridade. “O Colóquio é um momento de integrar a comunidade acadêmica em torno da apresentação de artigos submetidos pelos respectivos pesquisadores, com possibilidade de publicação através de um livro em formato eletrônico”, informou à Unit, que conta com o Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas.

Imprimir