• Informe-se
  • Notícias
  • Reconhecimento nacional: escolas de Alagoas são destaque no prêmio MPT na Escola

Reconhecimento nacional: escolas de Alagoas são destaque no prêmio MPT na Escola

União dos Palmares recebeu terceiro lugar com um curta-metragem e foi classificado em mais quatro categorias, enquanto escola de Maceió foi 8ª colocada na categoria música; alunos de 386 municípios de 11 estados e do Distrito Federal participaram da disputa

Maceió/AL – Com um curta-metragem produzido por alunos da Escola Padre Donald Robert Macgillivray, o município de União dos Palmares conquistou o terceiro lugar no prêmio nacional MPT na Escola. Participaram da disputa alunos de Ensino Fundamental de 386 municípios de 11 estados e do Distrito Federal, com trabalhos literários, artísticos e culturais voltados para o combate ao trabalho infantil. 

Além de ficar entre os três melhores trabalhos na categoria Curta-metragem, União dos Palmares também foi destaque em outras produções: a escola Maria Mariá de Castro Sarmento recebeu o 9º lugar na categoria Conto; a escola Elizabete Santos foi 5ª colocada na categoria Desenho; a escola João Costa também recebeu a 5ª colocação, na categoria Esquete Teatral; e foi 8ª colocada na categoria Poesia, com a escola Jairo Correia Viana. O município de Maceió também ficou entre os melhores trabalhos do país, com o 8º lugar na categoria música, da escola Pedro Suruagy.

Para a procuradora do MPT Virgínia Ferreira, coordenadora do projeto no estado, comemora o resultado afirmando que não se surpreendeu com os trabalhos feitos pelas crianças, pois a criatividade é característica dessa fase de desenvolvimento. O que nossas crianças e adolescentes precisam é de proteção, estímulo, oportunidade e valorização".

O MPT em Alagoas iniciou as ações do projeto MPT na Escola no estado em maio deste ano, quando apresentou a professores e coordenadores pedagógicos de escolas de Maceió, Maragogi, Murici e União dos Palmares as orientações necessárias sobre como abordar o tema Trabalho Infantil em sala de aula.

Para abordar o tema junto aos estudantes, a procuradora Virgínia Ferreira, coordenadora do projeto no estado, incentivou os profissionais de educação a realizarem oficinas de capacitação e criação de planos de ação para suas escolas, no intuito de evitar a evasão dos estudantes e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes.

MPT na Escola

O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

O projeto teve início no Ceará, em 2008, onde a iniciativa ainda é conhecida como Peteca, uma mistura de PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) com ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Em 2011, foi reconhecido pelo Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho como um dos projetos estratégicos da instituição, sendo batizado como "MPT na Escola", o que deu projeção nacional à iniciativa, além de ter vencido em 2018 o prêmio   CNMP, do Conselho Nacional do Ministério Público, que reconhece as boas práticas executadas pelo Ministério Público no país, na categoria indução de políticas públicas.

Imprimir