• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • MPT solicita plano de ação para coibir trabalho infantil em casas de farinha em Lagoa da Canoa

MPT solicita plano de ação para coibir trabalho infantil em casas de farinha em Lagoa da Canoa

Objetivo é que município ofereça políticas públicas efetivas que garantam o desenvolvimento físico, mental e pedagógico de crianças e adolescentes

Arapiraca/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitou ao município de Lagoa da Canoa que apresente, no prazo de 30 dias, um plano de atuação – proposto pela gestão municipal - para implantar e disponibilizar atividades em tempo integral para crianças e adolescentes. Durante diligência realizada em povoados do município, no mês de dezembro, o MPT e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AL) verificaram casos de trabalho infantil em casas de farinha.

A primeira providência solicitada pelo MPT é que sejam disponibilizadas escolas em tempo integral para o público infantojuvenil, com atividades diversas e efetivas em todos os dias da semana. Os procuradores do MPT Luiz Felipe dos Anjos e Rodrigo Alencar, que acompanham o caso, afirmaram que a situação de trabalho infantil degradante verificada nas casas de farinha demanda uma atuação enérgica e efetiva por parte da administração pública municipal, já que envolve crianças e adolescentes em atividade prejudiciais ao seu desenvolvimento físico, mental e pedagógico.

Para os procuradores, é imprescindível que o município ofereça escola em tempo integral, centros de convivência e toda e qualquer política pública que possa afastar as crianças do trabalho e garantir o seu pleno desenvolvimento, especialmente as do distrito de Mata Limpa, onde a atividade em casas de farinha é mais intensa.

Em audiência realizada nesta quinta-feira, 17, na Procuradoria do Trabalho no Município de Arapiraca (PTM), o município de Lagoa da Canoa informou que, atualmente, não há escola no município que atenda ao sistema de tempo integral, mas que há uma ação para retomar a obra de uma escola de tempo integral iniciada no município. A gestão municipal também informou que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) desenvolve atividades de música, Kung Fu e balé em Mata Limpa, e afirmou que irá estudar a possibilidade de implantar laboratórios de informática na comunidade.

O MPT deve se reunir novamente com o município, para verificar o andamento para implantação do plano de trabalho.

Notícias relacionadas
Ministério Público do Trabalho e Governo do Estado reúnem-se para buscar reestruturação de casas de farinha

MPT recomenda que casas de farinha voltem a funcionar com condições dignas de trabalho

 

Imprimir