• Informe-se
  • Notícias
  • Procurador destaca a importância da saúde e segurança no trabalho durante seminário em Maceió

Procurador destaca a importância da saúde e segurança no trabalho durante seminário em Maceió

Rodrigo Alencar levou a centenas de estudantes e profissionais a necessidade do meio ambiente de trabalho seguro e lembrou que a terceirização leva milhares de trabalhadores a doenças e acidentes nas empresas; evento fez parte do Projeto Abril Verde

Maceió/AL – Na data em que foi comemorado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, no dia 28 de abril, o procurador do Trabalho Rodrigo Alencar expôs a mais de 100 pessoas, entre estudantes e profissionais de diversas áreas, durante seminário realizado no auditório do Senai, em Maceió, a necessidade de medidas que busquem um meio ambiente de trabalho seguro. O evento fez parte do Projeto Abril Verde, uma campanha mundial que informa e sensibiliza a sociedade sobre a prevenção e a redução dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

Alencar iniciou a palestra lembrando do acidente que vitimou um trabalhador na construção do Templo da Igreja Universal, em Maceió, há cerca de 11 anos . Mas o procurador destacou que a terceirização é um dos principais males que leva à precarização no trabalho. “Quando há terceirização, não se sabe quem é o responsável pelos trabalhadores. Na globalização, muitas empresas pensam apenas em produzir, mas esquecem de cuidar da sua força de trabalho. E quando o trabalhador não recebe a atenção necessária, ele adquire lesões, distúrbios osteomusculares, cansaço, exaustão, fatores que contribuem para os acidentes de trabalho”, disse.

Durante o evento, Rodrigo Alencar também apresentou a atuação do Ministério Público do Trabalho e os instrumentos utilizados na busca da garantia da proteção trabalhista, a exemplo dos inquéritos civis, Termos de Ajustamento de Conduta e Ações Civis Públicas, e lembrou da realidade dos acidentes de trabalho no Brasil e no mundo. O procurador concluiu a palestra enfatizando que toda a sociedade deve estar engajada para buscar a proteção da saúde e segurança nas relações de trabalho, seja por meio da participação de sindicatos, do trabalho das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) nas empresas e da iniciativa da população para denunciar irregularidades que sejam prejudiciais ao trabalhador.

Rodrigo Alencar apresentou a mais de 100 estudantes e profissionais a importância do trabalho seguro (Foto: Ascom MPT/AL)
Rodrigo Alencar apresentou a mais de 100 estudantes e profissionais a importância do trabalho seguro (Foto: Ascom MPT/AL)

Projeto

O Projeto Abril Verde promoveu, durante todo o mês de abril, uma programação especial pela segurança e saúde no ambiente de trabalho. A campanha também teve o objetivo de contribuir para a redução de absenteísmo - atrasos e faltas constantes ao trabalho - e estimular a produtividade.

O Movimento Abril Verde é resultado de uma parceria entre o Sesi, Senai, SRTE, TRT/AL, MPT, Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e o Grupo Prevencionistas.

Acidentes no Brasil

O Brasil registra anualmente mais de 700 mil acidentes de trabalho, 550 mil deles com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registrada. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2013 cerca de 271 mil trabalhadores ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho em virtude de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Há ainda o registro de 14.800 casos de invalidez permanente e 2.800 mortes, todos relacionados a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

Imprimir