• Informe-se
  • Notícias
  • Sindicato dos enfermeiros denuncia defasagem salarial ao Ministério Público do Trabalho

Sindicato dos enfermeiros denuncia defasagem salarial ao Ministério Público do Trabalho

Segundo categoria, estabelecimentos de saúde estão com duas datas bases atrasadas e não apresentaram nenhuma proposta de convenção coletiva aos enfermeiros; piso salarial dos profissionais em Alagoas é de R$ 1.650,00, para uma jornada de até 40 horas semanais
 
Maceió/AL – O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Alagoas (Sindhospital) deve apresentar ao Ministério Público do Trabalho (MPT), no prazo de 15 dias, uma proposta para reajustar o piso salarial dos enfermeiros alagoanos, que, atualmente, é de R$ 1.650,00 para uma jornada que pode chegar a 40 horas semanais. O Sindicato dos Enfermeiros (Sineal) solicitou a mediação do MPT para tentar resolver o impasse, após denunciar que os profissionais estão com duas datas bases de negociação salarial atrasadas.
 
Em audiência realizada nesta terça-feira, 7, com o procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, o sindicato dos enfermeiros afirmou que há duas datas bases em atraso – janeiro de 2016 e janeiro de 2017 –, e que, até o momento, o sindicato patronal não apresentou nenhuma proposta para dar andamento à Convenção Coletiva dos profissionais. Segundo o Sineal, a baixa remuneração dos enfermeiros é paga por hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do interior, além de unidades hospitalares de pequeno porte da capital, a exemplo do Hapvida.
 
O Sineal denunciou a defasagem salarial dos enfermeiros ao Ministério Público do Trabalho em janeiro deste ano, quando informaram que tentaram estabelecer um canal de negociação com o Sindhospital ao longo de todo o ano de 2016, mas não obtiveram êxito – o reajuste deveria ter sido corrigido em 1º de janeiro de 2016. Segundo o sindicato, cerca de 10 mil enfermeiros estão sendo prejudicados com a desvalorização salarial.
 
O Sindhospital deve apresentar a proposta de reajuste salarial durante audiência no Ministério Público do Trabalho, marcada para o dia 27 de março, às 8h30.
 
Representantes do sindicato dos enfermeiros participaram de audiência, nesta terça-feira (07), com o procurador do Trabalho Rodrigo Alencar. (Foto: Rafael Maia/Ascom MPT)
Representantes do sindicato dos enfermeiros participaram de audiência, nesta terça-feira (07), com o procurador do Trabalho Rodrigo Alencar. (Foto: Rafael Maia/Ascom MPT)

Imprimir