• Informe-se
  • Notícias
  • Projeto realizado com apoio do MPT irá estruturar atividade de marisqueiras da Orla Lagunar

Projeto realizado com apoio do MPT irá estruturar atividade de marisqueiras da Orla Lagunar

Cerca de 50 mulheres serão beneficiadas com a construção de um modelo piloto de processamento e comercialização do Sururu. Acordo judicial garantiu destinação de R$ 162 mil para o projeto

Maceió/AL – Um projeto das Ongs Visão Mundial e Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, irá estruturar a atividade da produção do Sururu desenvolvida por marisqueiras da Orla Lagunar de Maceió. A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão socioeconômica e o trabalho decente na comunidade, além de combater o trabalho infantil na região – uma das mais afetadas pela exploração de crianças e adolescentes na capital.

Por meio de um acordo homologado junto à 2ª Vara do Trabalho de Maceió, na última sexta-feira, 2, o MPT conseguiu destinar para o projeto o total de R$ 162.135,91 – valor pago pelo município de Maceió em uma ação civil pública para coibir a exploração infantil em Maceió. Durante a audiência judicial, a procuradora do MPT Virgínia Ferreira e integrantes das instituições envolvidas apresentaram à juíza Verônica Andrade a importância de destinar os recursos.

Audiência judicial definiu destinação de recursos para o projeto (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT-AL)
Audiência judicial definiu destinação de recursos para o projeto (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT-AL)

O projeto “Qualificação da Cadeia Produtiva do Sururu” deve beneficiar, inicialmente, cerca de 50 mulheres que trabalham às margens da Lagoa Mundaú com a construção de um modelo piloto de gestão, processamento, aproveitamento de resíduos e comercialização do molusco. Integrará o projeto piloto a construção e reforma do espaço a ser utilizado pelas marisqueiras, por meio da elaboração de um projeto técnico-arquitetônico; consultoria para orientar as trabalhadoras sobre a correta utilização do espaço e equipamentos; e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), balcão em inox, seladora, trituradora, freezer e fogão industrial.

Instituições parceiras estiveram na região da Orla Lagunar e analisaram proposta de projeto arquitetônico
Instituições parceiras estiveram na região da Orla Lagunar e analisaram proposta de projeto arquitetônico

Virgínia Ferreira, titular da Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), destacou a importância da valorização do trabalho das marisqueiras e afirmou que a estruturação das famílias na região da Orla Lagunar será um grande passo para erradicar a exploração infantil na região. “O projeto tem como foco capacitar e estruturar as marisqueiras para que elas exerçam seu labor de forma adequada e organizada. Será agregado valor ao sururu e, ao mesmo tempo, com a melhoria da condição de vida das famílias, suas crianças ficarão longe do trabalho infantil”, disse Virgínia.

O projeto ainda contará com oficinas de capacitação, seções educativas com crianças e adolescentes no contra turno escolar, consultoria para o correto processamento do sururu e aproveitamento dos resíduos, além de seminários de encerramento e entrega da condução do processo para a comunidade beneficiada. Uma campanha publicitária também será criada para estimular o consumo do molusco.

Iniciativa deve melhorar condição de marisqueiras e agregar valor ao Sururu
Iniciativa deve melhorar condição de marisqueiras e agregar valor ao Sururu

Liberação de recursos

Conforme o acordo judicial firmado, os valores serão liberados trimestralmente, a partir do início deste mês até dezembro deste ano, para o custeio de serviços de execução do projeto e formação de capacitação das marisqueiras. As parcelas serão liberadas em nome da Visão Mundial e a prestação de contas deverá ser feita ao Ministério Público do Trabalho, ao final de cada trimestre.

A previsão é que a construção do novo espaço físico para o projeto seja iniciado pela Ong Visão Mundial e parceiros até o primeiro semestre deste ano. A ação também tem a parceria da Braskem.

Imprimir