• Informe-se
  • Notícias
  • Incentivo à aprendizagem rural será ampliado em Alagoas

Incentivo à aprendizagem rural será ampliado em Alagoas

Ministério Público do Trabalho, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Superintendência Regional do Trabalho propuseram a oferta de cursos em, pelo menos, cinco municípios, em fevereiro de 2020; ação busca promover a qualificação profissional de jovens no estado

Maceió/AL – O incentivo à qualificação técnica e profissional de jovens, por meio da oferta de cursos voltados à aprendizagem rural, deve ser ampliado nos próximos meses em Alagoas. Durante reunião realizada na última sexta-feira, 11, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/AL) discutiram estratégias para levar as capacitações a municípios do estado.

Reunião discutiu a promoção da qualificação profissional de jovens no estado (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT)
Reunião discutiu a promoção da qualificação profissional de jovens no estado (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT)

Com início previsto para fevereiro do próximo ano, os cursos de educação profissional no campo devem acontecer nos municípios de Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. O Senar propôs a abertura de até cinco turmas presenciais distribuídas nesses municípios ou em outras localidades circunvizinhas, a depender da demanda dos produtores rurais - que absorverão a oferta de aprendizes – e da conveniência do Senar.

A procuradora do MPT Virgínia Ferreira, o auditor fiscal da SRTb Leandro Carvalho e o superintendente do Senar em Alagoas, Fernando Doria, além de outros representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ressaltaram a importância da atuação conjunta na busca da qualificação. Segundo Virgínia Ferreira, a qualificação no campo é uma oportunidade para milhares de jovens buscarem a inserção no mercado de trabalho, como jovens aprendizes, em um cenário de crescente expansão do agronegócio.

“A mão de obra no campo necessita ser capacitada e a aprendizagem ofertada pelo Senar é a melhor alternativa para que nossos jovens aprendam a trabalhar com eficiência e qualidade, o que resultará, certamente, no incremento da produtividade rural. Ao final, todos ganharão: os jovens terão oportunidade de aprender um ofício e serem inseridos de forma protegida no mercado de trabalho, o empregador ganhará a mão de obra qualificada e mais produtiva, e a sociedade se beneficiará com o almejado desenvolvimento de nosso Estado e de nosso país”, explicou Virgínia.

Segundo Virgínia Ferreira, capacitação dos jovens resultará no incremento da produtividade rural
Segundo Virgínia Ferreira, capacitação dos jovens resultará no incremento da produtividade rural

Na ocasião, o Senar se dispôs a realizar cursos profissionalizantes em unidades de internação existentes em Maceió, de forma gratuita. A oferta dos cursos será definida em contato posterior com o Ministério Público do Trabalho, após visita que o MPT irá realizar nas unidades com o Ministério Público Estadual (MPE), na próxima terça-feira, 15.

A Superintendência Regional do Trabalho também propôs a suspensão dos prazos de fiscalização dos produtores rurais, referentes ao cumprimento da cota de aprendizagem profissional, até fevereiro de 2020.

Uma audiência será realizada com os produtores rurais sob fiscalização do órgão do Ministério da Economia, até o final do mês de novembro, para conscientizá-los sobre a importância de cumprirem a cota de aprendizagem e de incentivarem a formação profissional.

Divulgação na Expoagro

As instituições também definiram que os cursos a serem ofertados pelo Senar serão divulgados durante a 69ª Exposição Agropecuária e de Derivados de Alagoas (Expoagro/AL), que acontecerá entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, em Maceió. O MPT e a SRTb se dispuseram a comparecer ao evento para tirar dúvidas dos produtores rurais a respeito do tema aprendizagem rural, bem como orientá-los e esclarecer as vantagens desse instituto.

Imprimir