• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Alunos da rede pública de União dos Palmares e Maceió recebem premiação do MPT na Escola

Alunos da rede pública de União dos Palmares e Maceió recebem premiação do MPT na Escola

Em União, alunos vencedores receberam prêmio nas próprias escolas, que já retomaram atividades no sistema híbrido; projeto realizado pelo MPT e secretarias municipais de educação busca fomentar a participação de crianças e adolescentes em ações contra o trabalho infantil

Maceió/AL - Sete escolas de União dos Palmares e três instituições públicas de ensino de Maceió receberam, neste mês, a premiação da edição 2019 do projeto MPT na Escola. Com foco nos temas “combate ao trabalho infantil” e “aprendizagem profissional”, o prêmio – realizado pelo MPT em parceria com secretarias municipais de educação - abrangeu cinco categorias e contou com a participação de alunos do ensino fundamental de escolas públicas.

Na última terça-feira, 20, a procuradora do MPT Virgínia Ferreira esteve em União dos Palmares para fazer a entrega de placas simbólicas e de valor em dinheiro a estudantes, professores e coordenadores pedagógicos das escolas vencedoras. Destacou-se a aluna Gerlayne Ferreira da Silva, da Escola Laura Pereira da Silva, que conquistou o 1º lugar nacional na categoria Conto. A Escola Padre Donald R. Macgillivray, também em União dos Palmares, foi premiada pelo destaque nacional com a primeira colocação na Categoria Desenho – ambas no grupo de alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, com os estudantes Erick Cabral da Silva e Wanderson dos Santos Neves.

Premiação do projeto MPT na Escola foi entregue em União dos Palmares a escolas que tiveram destaque nacional (Fotos: Divulgação)
Premiação do projeto MPT na Escola foi entregue em União dos Palmares a escolas que tiveram destaque nacional (Fotos: Divulgação)

No mesmo grupo, o município também foi 5º colocado na categoria Música, com a Escola João Costa de Oliveira; 6º colocado na categoria Curta-metragem, com a Escola Joaquim Gomes de Araújo; e venceu em 6º lugar na categoria Poesia, representado pela Escola Maria Mariá de Castro Sarmento. A Escola Padre Donald R. Macgillivray ainda levou a 3ª colocação na categoria Curta-metragem e a Escola Salomé da Rocha Barros foi 7ª colocada na categoria Desenho, ambas do Grupo 1 – formado por alunos do 4º e 5º anos. Os alunos e equipes das escolas também receberam a premiação.

Em União dos Palmares, os alunos vencedores receberam a premiação nas próprias escolas onde estudam. O município retomou as aulas no sistema híbrido e, nas unidades de ensino, adotou medidas para proteger a comunidade escolar do risco de contágio pela Covid-19. Dentre as medidas, estão a aferição de temperatura, utilização de máscaras, distanciamento entre os estudantes nas salas de aula e disponibilização de álcool em gel em locais de fácil acesso.

“União dos Palmares tornou-se referência em qualidade de ensino em Alagoas. O resultado do compromisso do gestor público municipal e de sua equipe é evidenciado pelo destaque que os seus alunos tiveram a nível nacional, competindo com estudantes de todo o país. É gratificante testemunhar o empenho do município ao possibilitar a volta dos alunos às aulas presenciais, de forma segura, num momento de muita fragilidade e incertezas por que passamos, em que as crianças e adolescentes, mais do que nunca, precisam estar protegidos na escola”, disse a procuradora Virgínia Ferreira.

A premiação do MPT na Escola de 2019 foi entregue neste ano por conta da paralisação das atividades escolares em todo o estado, devido à pandemia do coronavírus.

Premiação na capital

Já nos dias 8 e 9 de abril, foi a vez do Município de Maceió receber a premiação pela conquista nacional em três categorias, com trabalhos produzidos por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O município conquistou o 2º lugar na categoria Música, com a Escola Pedro Suruagy; venceu em 5º lugar na categoria Poesia, representado pela Escola Audival Amélio da Silva; e foi 6º colocado na categoria Conto, com a Escola João Feitosa.

Procuradora Virgínia Ferreira também entregou premiação em escolas de Maceió
Procuradora Virgínia Ferreira também entregou premiação em escolas de Maceió

 

O projeto

O Prêmio MPT na Escola integra um dos eixos do Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Imprimir