• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Com base na Lei 14.151, MPT recomenda que Hospital Unimed afaste trabalhadoras gestantes do labor presencial

Com base na Lei 14.151, MPT recomenda que Hospital Unimed afaste trabalhadoras gestantes do labor presencial

Hospital tem 5 dias para comprovar que atendeu recomendação; MPT recebeu denúncia anônima de que funcionárias gestantes teriam sido remanejadas para trabalhar no setor administrativo da instituição, mesmo no último trimestre de gestação

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas recomendou, na última segunda-feira (17), que o Hospital Unimed Maceió afaste as trabalhadoras gestantes do trabalho presencial. O MPT instaurou inquérito civil para investigar o caso, após receber denúncia anônima de que funcionárias gestantes teriam sido remanejadas para trabalhar no setor administrativo da instituição, mesmo no último trimestre de gestação.

Como medida para garantir a vida e a saúde de gestantes e nascituros, o MPT recomendou que a Unimed afaste as trabalhadoras gestantes do labor presencial, imediatamente e independentemente da idade gestacional, com a manutenção da remuneração. O hospital deverá garantir que as gestantes realizem suas atividades por meio remoto, quando compatíveis com a função, por meio de equipamentos e sistemas informatizados.

Caso o trabalho das gestantes não seja compatível com a modalidade Home Office, a Unimed deverá garantir que as profissionais sejam dispensadas do comparecimento ao trabalho, com a remuneração mantida, durante o período de transmissão do coronavírus em todo o país. Ainda de acordo com a recomendação, a Unimed deverá aceitar, sem oferecer resistência, o afastamento das gestantes mediante atestado médico que comprove a gravidez, vedada a exigência de atestados que contenham Código Internacional de Doenças.

O Hospital Unimed tem 5 dias para comprovar que cumpriu a recomendação. Caso descumpra as providências recomendadas, o MPT poderá buscar uma solução por meio do Poder Judiciário, ao ajuizar ação civil pública com pedidos de obrigação de fazer e não fazer, além de pedido de indenização por dano moral coletivo.

Lei determina afastamento

No último dia 12, foi sancionada a Lei 14.151/2021, que determina o afastamento de trabalhadoras gestantes do labor presencial enquanto durar o período de pandemia da Covid-19. Segundo a lei, as profissionais permanecerão afastadas sem prejuízo da remuneração.

A trabalhadora afastada, segundo a lei, ficará à disposição para exercer suas atividades em seu domicílio, por teletrabalho ou outra forma de trabalho a distância.

Imprimir