• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Após iniciativa do MPT, Coruripe deverá lançar edital de coleta seletiva no município ainda este ano

Após iniciativa do MPT, Coruripe deverá lançar edital de coleta seletiva no município ainda este ano

Ministério Público do Trabalho está atuando para incentivar a implementação da coleta seletiva pelos municípios alagoanos, como forma de garantir a inclusão social e econômica de trabalhadores que realizam a atividade

Maceió/AL – Após uma iniciativa conduzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Município de Coruripe, no litoral Sul de Alagoas, deverá lançar edital que permitirá a contratação de cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis para realizar os serviços de coleta seletiva na cidade. O objetivo do MPT é incentivar a implementação da coleta seletiva pelos municípios alagoanos, como forma de garantir a inclusão social e econômica de trabalhadores que realizam a atividade.

Em audiência de mediação conduzida pelo procurador-chefe do MPT/AL, Rafael Gazzaneo, na última quinta-feira (8), a secretária de meio ambiente de Coruripe, Luana Spotorno, afirmou que o planejamento do município é lançar o edital e realizar a contratação ainda este ano. O chamamento público beneficiará a Ascamare (Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável São José), criada em 2012 e que integra dezenas de trabalhadoras e trabalhadores que dependem da renda dos materiais recicláveis coletados nas ruas do município.

De acordo com a secretária de meio ambiente, já foram feitos levantamentos e estudos para uma proposta de pagamento mensal e o valor orçamentário já foi incluído no Plano Plurianual (PPA) de Coruripe. Atualmente, segundo a gestora, o município está auxiliando a Ascamare com o fornecimento de 50 litros de combustível por semana, além do fornecimento de protetor solar aos trabalhadores.

O procurador-chefe Rafael Gazzaneo parabenizou o Município de Coruripe pelo avanço nas tratativas para a implementação da coleta seletiva e destacou que a contratação trará diversos benefícios socioeconômicos para a comunidade que depende da coleta de materiais.

“Estamos, todos nós – MPT, catadoras, entidades ligadas ao tema – muito satisfeitos com a audiência de mediação realizada recentemente, na qual o município oficialmente assumiu o compromisso de promover o lançamento do chamamento público no menor espaço de tempo possível e, também, o compromisso de realizar a contratação ainda no corrente ano de 2022. Esse resultado, temos certeza, importará na ampliação de renda para os trabalhadores, também ocasionando para o meio ambiente ganhos no que se refere à qualidade de vida dos habitantes do município a partir do início efetivo da realização da coleta seletiva”, afirmou Gazzaneo.

O Município de Coruripe estudará, com auxílio da Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), se o contrato de coleta seletiva contemplará o pagamento à cooperativa pela quantidade de residências atendidas ou por tonelada de material coletado. O objetivo é avaliar qual a melhor opção para a cooperativa, considerando os custos operacionais existentes.

O objetivo do Ministério Público do Trabalho é que o Município de Coruripe e os outros municípios de Alagoas sigam os exemplos de sucesso de Maceió e de Marechal Deodoro, que atualmente remuneram mensalmente cooperativas de catadores pela coleta seletiva domiciliar. Na capital, a iniciativa pioneira de priorizar cooperativas no recolhimento de resíduos recicláveis existe desde 2017, após convênio inédito firmado entre as cooperativas e o município, com apoio do MPT.

O MPT realizará nova audiência de mediação com representantes do Município de Coruripe e com trabalhadores da Ascamare no dia 20 de outubro, de forma telepresencial, para acompanhar as tratativas para o lançamento do edital.

Imprimir