MPT na Escola premia produções de mais de 100 estudantes de escolas públicas em Alagoas
Cerimônia destacou contos, desenhos, músicas e poesias, produzidos pelos alunos, com foco na conscientização sobre o combate ao trabalho infantil e a defesa dos direitos humanos
Com clima de celebração e conscientização, o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) realizou a entrega de mais de 100 prêmios a estudantes de escolas públicas de 18 municípios alagoanos. Os jovens vencedores participaram da seleção após submeterem suas criações artísticas ao projeto MPT na Escola 2024 e 2025. A premiação contemplou quatro categorias: conto, desenho, música e poesia, com foco em fomentar a conscientização acerca do combate ao trabalho infantil e da defesa dos direitos humanos.
O encontro, que ocorreu no dia 11 de junho, contou com a participação de representantes dos municípios de Alagoas, juntamente com instituições de ensino que realizaram a submissão dos trabalhos. Durante a cerimônia, uma mesa composta por representantes de órgãos que atuam na promoção e fiscalização do trabalho esteve presente para parabenizar os estudantes e realizar a entrega das premiações aos vencedores.
De acordo com a procuradora do Trabalho Cláudia Soares, o MPT na Escola tem gerado impactos positivos nas escolas, refletidos nas produções desenvolvidas pelos estudantes. Para ela, cada trabalho é uma forma de dar voz às crianças e adolescentes, incentivando a reflexão sobre o combate ao trabalho infantil. “Este momento representa o reconhecimento desse trabalho e do compromisso coletivo com a proteção da infância e adolescência”, afirma.
A procuradora também ressaltou a participação dos profissionais da educação responsáveis pelo apoio à execução dos projetos desenvolvidos pelos alunos. “Nós não podíamos falar em transformação social sem falar dos educadores, porque a verdade é que nenhuma criança chega a esse palco sem um professor ou uma professora que acreditou nela antes”, destacou Cláudia durante a solenidade.
A cerimônia também abriu espaço para a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no âmbito do projeto e para a participação de grupos que utilizam a arte, a música e a expressão cultural como ferramentas de transformação social. Um deles foi o grupo Afrolozi, composto por alunos da Escola Maria do Espírito Santo e vinculado à Associação Pestalozzi de Maceió, parceira do evento. A iniciativa promove a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do fortalecimento da cultura afro-brasileira.
Campanha Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
O encontro ocorreu durante a semana de conscientização sobre o trabalho infantil, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e reconhecida no Brasil pela Lei nº 11.542/2007. Celebrado em 12 de junho, o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil busca incentivar o debate com a sociedade e mobilizar ações voltadas à erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
Neste ano, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI) estão engajados na campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. A mobilização tem como propósito fortalecer o engajamento das instituições públicas, das organizações da sociedade civil, do setor privado e dos cidadãos no enfrentamento ao trabalho infantil, principalmente em contexto de desigualdade social.
Saiba como denunciar
Casos de trabalho infantil podem ser denunciados pelos canais disponibilizados no site www.mpt.mp.br, pelo Disque 100 ou pelo Sistema Ipê, do Ministério do Trabalho e Emprego (ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br).


