• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Entidades promovem Abril Verde em defesa da segurança e saúde do trabalhador

Entidades promovem Abril Verde em defesa da segurança e saúde do trabalhador

Programação prevê atividades em Maceió e Arapiraca

O Movimento Abril Verde está promovendo durante todo o mês uma programação especial pela segurança e saúde no ambiente de trabalho. A campanha é mundial e em Alagoas acontecerá em Maceió e Arapiraca com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a prevenção e a redução dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador. A ideia é contribuir para a redução de absenteísmo - atrasos e faltas constantes ao trabalho - e estimular a produtividade.

A programação teve início na segunda-feira, dia 04.04, com a apresentação teatral "Um show de prevenção", integrante da Campanha Sesi de Prevenção a Acidentes de Trabalho. Até o próximo dia 29, serão feitas 60 apresentações em Maceió e Arapiraca, além de panfletagem em diversos pontos das duas cidades. Também faz parte da programação a realização, em Maceió e Arapiraca, do Seminário Pela Segurança Saúde no Trabalho Movimento Abril Verde, com palestras sobre aspectos legais, sociais e técnicos relacionados ao tema.

Entre os palestrantes já confirmados, representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e Ministério Público do Trabalho (MPT). Em Arapiraca, o Seminário acontece no dia 15, no Teatro do Sesi, e em Maceió, no dia 28, no auditório do Senai, no Poço. As inscrições são gratuitas e podem feitas pelos e-mails cipa@al.senai.br (Maceió) e segurancaesaude.nia@al.sesi.org.br (Arapiraca). Mais informações pelos telefones 3217- 1646, ramal 1655, e 3522-2233.

Nos dias 19 e 25, serão feitas palestras em instituições de ensino de Maceió. O Movimento Abril Verde é resultado de uma parceria entre o Sesi, Senai, SRTE, TRT/AL, MPT, Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e o Grupo Prevencionistas.

Números - O Brasil registra anualmente mais de 700 mil acidentes de trabalho, 550 mil deles com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registrada. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2013 cerca de 271 mil trabalhadores ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho em virtude de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Há ainda o registro de 14.800 casos de invalidez permanente e 2.800 mortes, todos relacionados a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

Fonte: Ascom - Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região

Imprimir