• Informe-se
  • Notícias
  • "Corridinha para o Futuro" leva lazer e cidadania a 200 crianças em situação de vulnerabilidade social de Arapiraca

"Corridinha para o Futuro" leva lazer e cidadania a 200 crianças em situação de vulnerabilidade social de Arapiraca

MPT/AL e TRT19 mobilizaram poder público e sociedade civil organizada para dar visibilidade a ações de erradicação do trabalho infantil

Arapiraca/AL - Sucesso de público, a 2ª edição da “Corridinha para o Futuro” fez do sábado (24) um dia especial para 200 crianças em situação de vulnerabilidade social no Município de Arapiraca. A parceria capitaneada pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) e Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19) concentrou diversas atividades no Lago da Perucaba e teve com o mote a erradicação do trabalho infantil. 

Autora do termo de ajustamento de conduta que resultou na destinação de recursos para realização do evento, a procuradora do MPT Marcela Dória, que atua na Procuradoria do Trabalho no Município de Arapiraca, defendeu a importância de falar sobre “os malefícios do trabalho infantil e da necessidade de educação e profissionalização protegida para o município, que é o segundo maior do Estado e que continua convivendo com casos de trabalho irregular de crianças e adolescentes”.

No mesmo sentido, a procuradora Cláudia Soares, vice-coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, comemorou a adesão da população de Arapiraca: “A Corridinha para o Futuro é um projeto que visa à sensibilização e mobilização da sociedade, especialmente de comunidades mais carentes, acerca da necessidade de se combater o trabalho infantil. Buscamos mostrar os seus malefícios, que podem gerar consequências irreversíveis por toda a vida”.

MPT/AL e TRT19 contaram com apoio do poder público e da sociedade civil organizada para realização do evento (Foto: Ascom/MPT)
MPT/AL e TRT19 contaram com apoio do poder público e da sociedade civil organizada para realização do evento (Foto: Ascom/MPT)

O juiz do Trabalho Emanuel Holanda, um dos gestores do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no TRT/19, participou do evento. Para ele, essa iniciativa foi muito relevante. “Trata-se da primeira ação de despertar e de engajar no combate ao trabalho infantil realizada no interior do Estado. Escolhemos o maior município de Alagoas para iniciar a interiorização dessa proposta, por isso a iniciativa é marco no compromisso e envolvimento coletivo para ter infância protegida”, ponderou. O juiz do Trabalho Fernando Falcão, titular da 1ª Vara do Trabalho de Arapiraca, também acompanhou as atividades.

Lazer e cidadania

As crianças que vieram da comunidade Manoel Teles e do Sítio Pau Ferro se divertiram com os animadores, brinquedos, pinturas, lanches e medalhas. Clara Emanuela, 11 anos, aluna do 7ª ano, foi uma das participantes. Ela é moradora do Sítio Pau Ferro e disse que vai falar na sua comunidade sobre a corridinha e também falar que lugar de criança é na escola.

 

Já as mães e pais que acompanharam o momento de lazer dos filhos não ficaram atrás. Num exercício de cidadania, foram prestados serviços de saúde e assistência social aos responsáveis pelos pequenos atletas.

Sem trabalho infantil, futuro dos pequenos atletas está na educação e na aprendizagem profissional (Foto: Ascom/MPT)
Sem trabalho infantil, futuro dos pequenos atletas está na educação e na aprendizagem profissional (Foto: Ascom/MPT)

 

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) levou a estrutura do Mundo Cria, na qual foram disponibilizados serviços como cadastro no Cartão do Programa Criança Alagoana (CRIA), atendimento pediátrico e ginecológico, distribuição de kits odontológicos, entre outros serviços. Já a Prefeitura levou o programa Viver Melhor, com ações de mutirão de limpeza e iluminação.

De acordo com a coordenadora do Programa Viver Melhor, Ana Valéria Peixoto, foi uma grande oportunidade de contribuir para melhoria das condições de vida das crianças vulneráveis. “São iniciativas assim que concorrem para a formação educativa e de valores cidadãos. A prefeitura de Arapiraca estará sempre engajada em propostas de colaboração”, garantiu.

Além do Governo de Alagoas e da Prefeitura de Arapiraca, apoiaram a “Corridinha para o Futuro” o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a Organização da Sociedade Civil Manoel Teles Solidário e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat/AL).

Foram ofertados serviços públicos de saúde e assistência social para crianças e seus responsáveis (Foto: Ascom/MPT)
Foram ofertados serviços públicos de saúde e assistência social para crianças e seus responsáveis (Foto: Ascom/MPT)

Projeto Contrate!

O MPT/AL aproveitou a ocasião para apresentar o projeto Contrate! à população da maior cidade do agreste alagoano. A iniciativa estratégica da Coordinfância do MPT/AL cadastrou adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social para participarem de programas de aprendizagem profissional na própria cidade de Arapiraca. O Contrate! faz parte de uma atuação focada em políticas estruturantes de erradicação do trabalho infantil.

“É uma oportunidade para os adolescentes, a partir dos 14 anos, ingressarem no mercado de trabalho de forma protegida, por meio da aprendizagem profissional”, disse a procuradora Cláudia Soares, que representou o MPT/AL junto à procuradora Marcela Dória. Com o apoio da assessoria da Procuradoria do Trabalho no Município de Arapiraca, as duas facilitaram o cadastro de adolescentes de 14 anos a 18 anos incompletos.

Procuradoras do MPT facilitaram cadastramento de adolescentes para vagas de aprendizagem profissional em Arapiraca (Foto: Ascom/MPT))
Procuradoras do MPT facilitaram cadastramento de adolescentes para vagas de aprendizagem profissional em Arapiraca (Foto: Ascom/MPT))

Somente em Arapiraca há 949 postos de aprendizes decorrentes da cota de aprendizagem profissional, sendo que, desse total, restam 437 vagas não preenchidas. Os dados são do Observatório da Prevenção e da Erradicação do trabalho Infantil, com base em informações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 2017, pesquisa do Prova Brasil constatou que 599 alunos de 5º e 9ª anos de escolas públicas de Arapiraca trabalham foram de casa.

Com informações da Ascom TRT19

Imprimir