• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • MPT convoca Uncisal a explicar medidas para prevenir e conter o novo coronavírus

MPT convoca Uncisal a explicar medidas para prevenir e conter o novo coronavírus

Procurador Rodrigo Alencar aguarda que gestores das unidades de saúde ligadas à universidade prestem esclarecimento sobre fornecimento de EPIs, desinfecção de unidades e outras medidas; sindicatos denunciaram falta de condições de trabalho em unidades

Maceió/AL - O Ministério Público do Trabalho (MPT) designou uma audiência com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), nesta terça-feira, 28, para que a universidade esclareça as medidas que está adotando para prevenir e conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Sindicatos ligados aos trabalhadores encaminharam um requerimento ao MPT denunciando a falta de condições adequadas para a execução de suas atividades nas unidades de saúde da instituição.

Na audiência desta terça-feira, o procurador do MPT Rodrigo Alencar aguarda que a Uncisal e todos os diretores das unidades que compõem a universidade prestem esclarecimentos sobre o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), higienização, desinfecção das unidades de saúde, treinamentos e uma série de ponderações ligadas à política de saúde e segurança no trabalho.

“É preciso assegurar aos profissionais de saúde um ambiente de trabalho hígido e saudável, já não bastam os riscos inerentes à atividade. Então os riscos adicionais decorrentes, por exemplo, da falta de fornecimento de EPIs adequados, devem ser regularizados o quanto antes para proporcionar mais segurança e tranquilidade para esses profissionais”, explicou o procurador Rodrigo Alencar.

Ainda segundo o procurador, o MPT está em constante diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para sanar os problemas com a maior brevidade possível, tendo em vista a progressão geométrica da disseminação do novo coronavírus. É preciso agir com o máximo de agilidade possível, explicou Alencar, e estimular ao máximo o diálogo entre os sindicatos, os conselhos profissionais e os gestores públicos.

A audiência acontece às 16h, na sede do Ministério Público do Trabalho, próximo ao Maceió Shopping. A imprensa poderá acompanhar a audiência.

Tags: Covid-19

Imprimir