• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Procuradora do MPT fala de requalificação profissional e responsabilidade do setor turístico em evento da ONU-Habitat

Procuradora do MPT fala de requalificação profissional e responsabilidade do setor turístico em evento da ONU-Habitat

Rosemeire Lamarca abordará acordo firmado entre Ministério Público e a mineradora Braskem e sua utilização no cumprimento das diretrizes climáticas da Declaração de Glasgow (COP26)

Maceió/AL - A procuradora do Trabalho Rosemeire Lobo Lamarca se apresenta, nesta quarta-feira (20), no X Simpósio da Pesquisa Docente (X SIMPEDS) da Faculdade Seune, em Maceió. A atividade faz parte do Circuito Urbano 2021, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que terá 180 eventos em todo o país ao longo do mês de outubro. 

A apresentação da membra do Ministério Público do Trabalho em Alagoas terá como tema a “Requalificação profissional (acordo MPT/Braskem) e a responsabilidade do setor turístico local com as diretrizes climáticas da Declaração de Glasgow (COP26)”. Ele dialogará com a temática da edição deste ano do circuito, que é “Cidades na Linha de Frente da Ação Climática”.

“Vamos abordar como o processo de requalificação profissional, decorrente do acordo firmado com a mineradora Braskem, vai oferecer mão de obra para o setor turístico, que deve adotar práticas de environmental, social e corporate governance na prestação dos serviços. São cuidados com o meio ambiente de trabalho e todo o meio ambiente físico ao redor. Um turismo ecologicamente correto”, explicou a Rosemeire Lamarca.

Também participarão do simpósio os professores Humberto Barbosa (Universidade Federal de Alagoas), Marcelo Lima Verde (Instituto Federal de Alagoas) e Paula Zacarias (ONU-Habitat, escritório Alagoas). A moderação será feita pelo professor Claudemir Cardoso, da Faculdade Seune.

Haverá transmissão ao vivo do X SIMPEDS pelo YouTube, das 14h às 16h. A programação completa do Circuito Urbano está disponível em www.circuitourbano.org.

X SIMPEDS

O tema principal do X SIMPEDS será "Cidades resilientes: o papel das instituições e da sociedade para mitigar os efeitos das mudanças climáticas".

A proposta da atividade é debater ideias sobre o papel das instituições de Estado e da sociedade organizada em relação aos caminhos que podem ser trilhados para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, especialmente no caso das populações mais afetadas na região Nordeste do Brasil e no estado de Alagoas.

A partir dessa abordagem, serão mostradas as consequências danosas da ação humana que contribuem para as mudanças climáticas e possíveis soluções para o meio ambiente e para as cidades afetadas.

O evento terá uma abordagem voltada para os aspectos sociológicos, urbanísticos e jurídicos sobre o caso a ser retratado, para que sejam demonstradas as consequências das ações humanas nas mudanças ambientais e a resiliência do povo e das instituições.

ONU-Habitat

O ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas

sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável.

O Programa da ONU está presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país. O Escritório Regional para América Latina e o Caribe e o escritório para o Brasil e Cone Sul estão localizados no Rio de Janeiro. No Brasil, também há equipes fixas nos municípios de Belo Horizonte (Minas Gerais), Maricá (Rio de Janeiro), Maceió (Alagoas) e Recife (Pernambuco).

O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Imprimir