• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Após novo contrato, cooperativas de coleta seletiva deverão atender 50 mil residências em Maceió

Após novo contrato, cooperativas de coleta seletiva deverão atender 50 mil residências em Maceió

Com apoio do Ministério Público do Trabalho, novo edital será lançado ainda neste ano e permitirá que trabalhadores continuem sendo remunerados pela atividade; objetivo do MPT é que outros municípios de Alagoas adotem a iniciativa

Maceió/AL - As cooperativas Coopvila, Cooplum, Cooprel Benedito Bentes e Cooprel Antares deverão realizar mensalmente, ainda neste ano, a coleta de resíduos recicláveis em cerca de 50 mil residências em Maceió. É o que prevê, inicialmente, um novo contrato a ser firmado entre as cooperativas e o município, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), e que aumentará a remuneração paga a trabalhadoras e trabalhadores pela atividade realizada nos bairros da capital.

No início deste mês, o procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, voltou a se reunir com representantes da Secretaria Municipal de Economia (Semec), da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), das cooperativas e da Associação Nacional dos Catadores (Ancat) para definir os ajustes para o lançamento de um novo edital de chamamento público. De acordo com o secretário-adjunto de economia de Maceió, Fabrício Fernandes, as cooperativas realizarão a coleta em 50 mil residências no primeiro ano de contrato e, em 2023, a quantidade de residências atendidas aumentará para 55 mil.

Atualmente, as quatro cooperativas são remuneradas por realizarem – juntas - a coleta de materiais recicláveis em 16 mil domicílios espalhados pelos bairros de Maceió. Após o anúncio de disponibilidade orçamentária pela Semec, para o aumento de residências atendidas, a expectativa do MPT é de que o novo contrato traga mais renda para as cooperadas, cooperados e suas famílias.

“O aumento do número de residências atendidas foi expressivo, porque estamos passando de 16 mil para 50 mil domicílios ainda este ano. Então, é uma vitória muito grande das cooperadas e cooperados de Maceió, para a qual o MPT colaborou, e que nos deixa satisfeitos porque, certamente, esse aumento significativo ampliará sobremaneira a renda dos trabalhadores que exercem essa atividade com muita dignidade”, afirmou Gazzaneo.

O objetivo do Ministério Público do Trabalho é que outros municípios de Alagoas sigam a iniciativa de priorizar cooperativas no recolhimento de resíduos recicláveis. A iniciativa existe em Maceió desde 2017 - após convênio inédito firmado entre as cooperativas e o município, com apoio do MPT -, foi implantada no município de Marechal Deodoro em 2019 e deve ser implantada, ainda neste ano, no Município de Coruripe.

“O MPT espera que as experiências de Maceió e de Marechal Deodoro se estendam para os Municípios de Coruripe e de Porto Calvo e estamos trabalhando para que, ainda esse ano, esses dois municípios também lancem chamamento público com o objetivo de contratar cooperativas de catadores e, assim, iniciem o trabalho de coleta seletiva em seus municípios. Estamos organizando uma audiência pública para mostrar aos municípios essas experiências exitosas e para estabelecer prazos para que outros municípios com associações ou cooperativas formadas implementem a coleta seletiva e procurem dar prioridade às catadoras e catadores que atualmente já fazem esse trabalho, sem nada receberem, em favor da comunidade e do meio ambiente”, explicou o procurador.

O MPT voltará a se reunir com as cooperativas, Município de Maceió e Ancat em nova audiência no dia 20 de outubro. O objetivo é definir os ajustes finais para o lançamento do edital.

Audiência pública

Para conscientizar os gestores municipais a priorizarem a contratação de cooperativas ou associações no recolhimento de resíduos recicláveis, o Ministério Público do Trabalho realizará uma audiência pública, aberta a toda a sociedade, com o tema Inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis: implementação da coleta seletiva pelos municípios alagoanos.

A audiência pública ocorrerá no dia 14 de outubro, das 8h30 às 13h00, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Para saber mais detalhes sobreos temas objetos da audiência e como se inscrever como expositor ou ouvinte, acesse o edital disponível AQUI

Imprimir