• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • MPT e TRT oficializam destinação de 12 toneladas de alimentos voltados a famílias em situação de insegurança alimentar

MPT e TRT oficializam destinação de 12 toneladas de alimentos voltados a famílias em situação de insegurança alimentar

Alimentos foram adquiridos a partir da reversão de recurso no valor de R$ 57 mil, referente a pagamento de multa de ação civil pública ajuizada pelo MPT, e homologada pela 2ª VT da capital; donativos foram entregues à Cruz Vermelha de Alagoas

Maceió/AL - O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL) oficializaram, na última quarta-feira (28), a destinação de cerca de 12 toneladas de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar em Alagoas, incluindo as vítimas das enchentes que afetaram o estado este ano. Os alimentos foram adquiridos a partir da reversão de recurso no valor de R$ 57 mil, referente a pagamento de multa de ação civil pública ajuizada pelo MPT, e homologada pela 2ª Vara do Trabalho de Maceió.

Durante reunião realizada na sede do TRT, o presidente do tribunal, desembargador Marcelo Vieira, a procuradora do MPT Cláudia Soares, a juíza Verônica Guedes, titular da 2ª VT da capital, e o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Asstra XIX), Lauriston Farias, discutiram a importância da destinação com a vice-presidente Estadual da Cruz Vermelha, Helenice de Moraes. A Cruz Vermelha será responsável por realizar a entrega dos donativos a famílias carentes na capital e no interior do estado.

Procuradora Cláudia Soares (2ª, da esq. p/ dir.) participou da reunião que oficializou destinação de alimentos (Fotos: Ascom MPT/AL)
Procuradora Cláudia Soares (2ª, da esq. p/ dir.) participou da reunião que oficializou destinação de alimentos (Fotos: Ascom MPT/AL)

Titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT em Alagoas, a procuradora Cláudia Soares parabenizou o Tribunal Regional do Trabalho pela parceria nas atuações com o MPT e a Cruz Vermelha pela atuação em favor da sociedade, e se colocou à disposição das instituições como órgão do Sistema de Justiça.

“A atuação visou a prestar solidariedade às famílias de Alagoas, que se encontram em estado de insegurança alimentar, assim como às vítimas dessa tragédia humanitária provocada pelas fortes chuvas que assolaram o nosso estado em 2022. Essa atuação é um exemplo de que o Sistema de Justiça Trabalhista, para além da atuação repressiva e da busca pela responsabilização nos casos de violações a direitos, podem promover e articular ações que visem a beneficiar centenas de famílias em estado de necessidade alcançada pela ação”, explicou a procuradora.

O presidente do TRT de Alagoas, desembargador Marcelo Vieira, também agradeceu a parceria com o MPT, afirmou que o momento é de solidariedade e destacou a importância de medidas adotadas pelo MPT no período da pandemia de Covid-19. Já a juíza Verônica Guedes parabenizou o MPT pela afinidade na atuação realizada com o tribunal e pela ideia de realizar a destinação de recursos, que veio a somar à campanha de donativos.

A vice-presidente Estadual da Cruz Vermelha, Helenice de Moraes, também agradeceu a confiança e a parceria firmada com o TRT e o MPT e se colocou à disposição para realizar outras ações conjuntas com as instituições. A Cruz Vermelha é a principal instituição de ajuda humanitária do mundo, somente no Brasil está presente em Alagoas e mais 20 estados, e atua na realização de diversas ações que buscam diminuir o sofrimento da população – dentre elas ações para combater a insegurança alimentar.

A destinação foi realizada por meio da atuação da Asstra XIX, que participou da Campanha S.O.S Alagoas pela arrecadação de alimentos, roupas e outros donativos para as vítimas das enchentes. A campanha também foi realizada pelo TRT/19, TRT Solidário, MPT, Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público Federal (MPF), Associação dos Servidores da Justiça Federal em Alagoas (Assejuf) e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19).

MPT e TRT realizaram atuação conjunta em favor de famílias em situação de insegurança alimentar
MPT e TRT realizaram atuação conjunta em favor de famílias em situação de insegurança alimentar

Imprimir